sexta-feira, 30 de março de 2018

Rentabilidade das minhas carteiras em Março/18

Dia 29/03 foi o último dia útil do mês de março, e como de praxe é tempo de ver a rentabilidade das minhas carteiras projetadas. Lembrando que isso não é uma recomendação de compra nem de seguir as calls.


No fim do mês passado a bolsa fechou com 85.353,60 pontos, e tinha obtido 0,52% no mês de fevereiro. Agora em março, a bolsa fechou em 85.366 pontos, o que nos da uma leve alta de 0,015% no mês de março graças a o último pregão do mês no qual a bolsa teve alta de 1,73% o que fez ela ficar praticamente igual ao mês de fevereiro. Em tempos, no mesmo período o CDI rendeu 0,53% e a poupança 0,39%. No acumulado do ano, a bolsa tem 9,54% de rentabilidade. E as minhas carteiras?




CARTEIRA AB





A carteira AB teve uma rentabilidade positiva de 0,83% no mês de março, batendo o bovespa, o CDI e a Poupança. Destaque positivo para a SAPR4 com uma rentabilidade positiva de 4,84% no mês e destaque negativo para SBSP3 que teve rentabilidade negativa de 7,04%.

No acumulado do ano a carteira AB rendeu 18,67%.


Carteira ABC



A carteira ABC teve uma rentabilidade positiva de 0,49% no mês de março, perdendo apenas para o CDI do mesmo período. Destaque positivo para TEND3 com rentabilidade positiva de 15,98% no período, o destaque negativo vai para KROT3 com rentabilidade negativa de 12,26%.

No acumulado do ano a carteira ABC rendeu 9,65%.


Carteira D




A carteira D, o patinho feio do último mês, deu a volta por cima e teve a maior rentabilidade do mês de março entre as minhas carteiras, com 1,97%, dando lavada na bolsa, CDI e Poupança. Destaque positivo para TEND3 com rentabilidade positiva de 15,98% e destaque negativo para KROT3 com rentabilidade negativa de 12,26%.

No acumulado do ano a carteira D rendeu 7,74%.


Resumo gráfico das carteiras nesse primeiro trimestre do ano:



Novas Tendências


Primeiro trimestre passado é sempre bom dar uma reavaliação nos investimentos, claro que você pode fazer isso num espaço de tempo maior ou menor, mas eu prefiro trimestralmente. Para esse outono-inverno da bolsa vou colocar um novo filtro nos meus ativos que será ter, pelo menos, 1 milhão de liquidez diária.

Com esse novo filtro as novas carteiras ficaram assim:


~~ Não reparem na má formatação ~~

E sim, todos as carteiras terão 6 ativos agora.